FRENTE BRASIL POPULAR > Imprensa > Notícias > Brasília: Ato Fora Cunha movimenta Esplanada

Brasília: Ato Fora Cunha movimenta Esplanada

Manifestantes pedem saída do Presidente da Câmara

Militantes do Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe movimentaram o Eixo Monumental de Brasília na tarde desta quarta-feira, 13, em mais um ato em defesa da democracia e contra Eduardo Cunha.

O presidente da Câmara foi o alvo na manifestação, que faz parte do calendário de lutas pela democracia e contra o golpe realizado pelo Acampamento Nacional. Entre as denúncias que pesam contra Cunha, estão falso testemunho, omissão de bens, propinas milionárias, crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Além disso, o Parlamentar, que ocupa o segundo lugar na linha de sucessão da Presidência da República, é réu na Operação Lava Jato, julgado por unanimidade pelo STF – Supremo Tribunal Federal. Mesmo assim, Cunha continua intacto em seu posto.

O ato teve como objetivo apresentar para sociedade, principalmente de Brasília, quem é o Presidente da Câmara e o que está em jogo com o impeachment. “Nesse momento do nosso país a conjuntura é tão complexa que estabeleceram um muro, uma barreira, entre as classes. Nós trabalhadores entendemos muito bem que um dos grandes armadores desse golpe é Cunha, que representa um dos grandes inimigos da nossa sociedade”, destaca Rafaela Alves, da coordenação nacional do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores, organização que integra a Frente Brasil Popular.

Na Alameda das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional, os manifestantes foram barrados por um forte aparato policial, mas as palavras de ordem, a energia e alegria do povo continuaram. Era noite, quando outros manifestantes do Comitê Pró-Democracia, que organiza atividades no Congresso Nacional, somaram-se ao ato Fora Cunha.

Uma Constituinte gigante representava a necessidade de garantir que esta seja respeitada no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que será votado no domingo (17). Ainda durante o Ato, além de representantes de movimentos sociais e sindicais alguns parlamentares também se pronunciaram contra o impeachment.

Acampamento

Localizado no Ginásio Nilson Nelson, o Acampamento Nacional pela Democracia e Contra o Golpe é organizado pela Frente Brasil Popular e iniciou no dia 10 de abril e já conta com mais de 2 mil pessoas. Durante a semana, acontece um calendário de lutas contra o golpe, com atividades culturais e formações políticas sobre as grandes questões da conjuntura econômica, política e social do país.

Flávia Quirino