Comunidade acadêmica da USP promove ato em defesa da democracia com participação de juristas
Entre as reivindicações, organizadores pedem a defesa da legalidade nos processos em curso na Operação Lava Jato

Na próxima quinta-feira (17), a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo será palco do Ato dos Juristas pela Legalidade e pela Democracia. O evento está marcado para ocorrer no Salão Nobre da faculdade, no Largo de São Francisco, 95, no centro, a partir das 19h.
O ato, promovido por professores, estudantes e coletivos, terá a manifestação pública de personalidades do mundo do direito, como acadêmicos, advogados, defensores públicos, magistrados e intelectuais, para reivindicar a defesa da legalidade nos processos em curso na Operação Lava Jato e uma guinada progressista no âmbito das instituições que compõem o Poder Judiciário.
Para os organizadores, há um desmonte das prerrogativas legais conquistadas no processo de redemocratização do Brasil. “A Justiça Federal e o Ministério Público Federal violam sistematicamente princípios como o devido processo legal no curso da operação Lava Jato, em ações que culminaram na ilegal condução coercitiva infligida contra o ex-presidente Lula”, afirmam em evento na rede social.
Entre os convidados confirmados estão Fábio Konder Comparato, Pierpaolo Cruz Bottini, Márcia Semer, Gilberto Bercovici, Maria Paula Dallari Bucci, Sérgio Salomão Shecaira, Marcelo Semer e José Francisco Siqueira Neto. Além dos presentes, outros juristas encaminharão vídeos com depoimentos e análise sobre a atual conjuntura do Brasil.