Nota da Frente Brasil Popular sobre o assassinato de Berta Cárceres em Honduras
Viemos, por meio deste, condenar veementemente o assassinato da companheira fundadora do COPINH, Berta Cárceres

Viemos, por meio deste, condenar veementemente o assassinato da companheira, fundadora e coordenadora geral do Conselho Cívico Popular Indígena de Honduras – COPINH, Berta Cáceres, ocorrido no último dia 3 de março.
Berta e o companheiro Gustavo Castro Soto, militante do Movimento de afetados por represas no México - MAPDER, foram vítimas de um ataque criminoso, quando um grupo de homens armados invadiu a residência onde estavam e efetuaram os disparos que levaram a vida da lutadora do povo hondurenho e deixaram ferimentos graves no companheiro Gustavo.
A polícia já apresenta a versão de que foi uma tentativa de assalto, no entanto há anos Berta vinha sofrendo ameaças de morte que foram denunciadas internacionalmente em diversas ocasiões.
Berta era ameaçada simplesmente pelo papel de liderança que cumpria na organização da resistência popular frente ao golpe em 2009, somado à luta camponesa, indígena, feminista, ambientalista e anti-imperialista. Através do COPINH ela atuava na região de Intibucá, próxima das fronteiras com El Salvador e Nicarágua, organizando o povo Lenca, a maior etnia indígena de Honduras, que cada vez mais tinham sua sobrevivência ameaçada pelo avanço das empresas transnacionais, principalmente mineradoras e construtoras de barragens no país. Recentemente, em 2015, ela recebeu o prêmio Goldman de defensores da natureza e meio ambiente, simbólico reconhecimento da sua luta junto ao COPINH.
Aproveitamos também para expressar a nossa solidariedade e preocupação com a integridade do companheiro Gustavo Soto, vítima do ataque e que teve proibido o retorno ao seu país de origem. Entendemos que todas as informações já foram dadas, cabendo às autoridades hondurenhas garantir a segurança do companheiro e punir os reais responsáveis pelo assassinato de Berta.
Berta Vive, la lucha sigue!
São Paulo, 22 de Março de 2016
Frente Brasil Popular