FRENTE BRASIL POPULAR > Imprensa > Destaques > ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A MOBILIZAÇÃO PELA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE NO DF

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A MOBILIZAÇÃO PELA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE NO DF

Movimentos populares, sindicais, estudantis que participam da jornada nacional pela democracia no Distrito Federal se reuniram nesta segunda-feira e apresentam o seguinte informe político à militância

Movimentos populares, sindicais, estudantis que participam da jornada nacional pela democracia no Distrito Federal se reuniram nesta segunda-feira e apresentam o seguinte informe político à militância, coletivos e organizações comprometidas com a luta pela democracia e contra o golpe:
 
1-Vivemos uma semana decisiva para a luta da classe trabalhadora. Assim, todas as organizações, movimentos, sindicatos, coletivos e militantes precisam fazer um trabalho permanente de mobilização para cumprir um calendário de lutas até o dia da definição sobre o impeachment da presidenta Dilma no Congresso Nacional.
 
2-A primeira agenda da semana foi a manifestação desta segunda-feira (11/4), que começou no Teatro Nacional e terminou com uma marcha até o Congresso. Foi um ato muito animado, com música e intervenções culturais, puxado por um grupo de animadores populares.
 
3-Sempre que houver votações em torno do impeachment ou qualquer acontecimento importante na conjuntura, estaremos mobilizados. A partir do dia 15, quando começa o debate no plenário da Câmara dos Deputados, faremos mobilizações em defesa da democracia e contra o golpe. Até lá, realizaremos ações para denunciar os inimigos do povo brasileiro.
 
4- Na sexta-feira e no sábado, as nossas manifestações terão concentração a partir das 16h no estacionamento do Teatro Nacional. Assim, manteremos um ponto de concentração e horas fixos para orientar todos os companheiros e companheiras dispostos a lutar pela democracia. No domingo, a concentração deve começar de manhã, mas estamos levantando mais informações de como será a votação.
 
5- No dia 14 à noite, o coletivo de cultura está organizando o ato Cultura pela Democracia, que reunirá artistas, músicos, atores/atrizes e personalidades. Durante a semana, passaremos mais informações de hora e local.
 
6-O dia 15 de abril é dia de jornada nacional de mobilização contra o golpe, que deve abranger paralisações e greves, fechamentos de estradas, vicinais e avenidas, protestos em universidades e escolas. Nesse dia, a proposta é realizar manifestações no local de atuação das organizações
 
7-Temos uma tarefa central que é fazer um trabalho de agitação popular nas cidades. Orientamos que os comitês locais façam reuniões nesta semana para organizar a ação do dia 15 de abril e a mobilização para o dia 17. No sábado pela manhã, dia 16 de abril, propomos a realização de atividades político-culturais nas feiras das cidades para convocar para a manifestação de domingo. Estamos preparando também um panfleto para ser distribuído nessas atividades.
 
8-Diante do quadro de acirramento da luta política, especialmente em Brasília, construímos um coletivo de organizações que tem dialogado com a Secretaria de Segurança do DF e que ficará com a tarefa de debater e tirar linhas gerais para a segurança nas nossas mobilizações.
 
9-MST, MPA, CUT e PT ocuparam o estacionamento do Teatro Nacional neste domingo e deram a largada do Acampamento Nacional pela Democracia e contra o Golpe. Depois de acordo com a secretaria de segurança pública do DF, que deu autorização para ficar no local, o GDF voltou atrás, diante da pressão dos grupos pró-impeachment, que alegaram não ter condições de mobilização nem organização para montar um acampamento deles ao lado da Biblioteca Nacional. Diante desse quadro, o acampamento vai se estabelecer ao lado do Ginásio Nilson Nelson para viabilizar a estrutura para que todos os companheiros e companheiras acampadas tenham melhores condições de ficar a semana.
 
10-Todas as organizações, coletivos, articulações e comitês que têm interesse em se somar ao acampamento devem enviar um informe [email protected] com informações sobre a delegação, porque é necessário acertar os detalhes para garantir estrutura, alimentação e segurança.
 
11-Estamos lançando a Campanha de Solidariedade para o Acampamento Nacional pela Democracia para contribuir com a permanência da militância dos movimentos populares até o final do processo do impeachment na Câmara dos Deputados. Quem quiser contribuir, pode ajudar com doação de alimentos, utensílio de cozinha, barracas, colchões. Cada segmento, categoria e coletivo, formado por artistas, advogados, médicos, comunicadores etc., pode se organizar em coletivos e ajudar com o acampamento. As doações devem ser entregues no acampamento. Quem quiser ajudar, deve enviar um informe e-mail para [email protected] Para doações, os dados bancários são os seguintes: Agência 0002, OP 003, Conta Corrente 4668-5 (em nome da CUT), da Caixa Econômica Federal.
 
 
FRENTE BRASIL POPULAR