Não adianta negar: a tecnologia faz parte das nossas vidas como poucas coisas. Passamos em média 15% do nosso dia no smartphone — os mais viciados podem chegar até um terço do dia, de acordo com dados da pesquisa Data.AI — sem falar no uso que fazemos da tecnologia para trabalhar.
E a cozinha, que muitos consideram um dos espaços livres de tecnologia, está longe de ser. O seu micro-ondas, por exemplo, é uma ferramenta que pode ter inúmeras funções que você desconhece (e que vamos te mostrar hoje). E todas elas vão te ajudar a fazer refeições mais baratas e saudáveis.
Só que, além dos eletrodomésticos, os assistentes virtuais também podem ajudar a preparar receitas, lembrar de comprar ingredientes e até impedir que a nossa comida passe do ponto. E num país onde se registra 1.200 acidentes em cozinhas por ano, a tecnologia com certeza vai deixar esse seu cômodo mais seguro, permitindo até que você saia de casa enquanto a comida está sendo preparada.
Caso você não saiba quais são esses equipamentos e maneiras de explorar a tecnologia na sua cozinha, venha conosco. Neste artigo, exploraremos juntos quais são os equipamentos e as tecnologias que vão tornar a sua cozinha segura e fazer do ato de cozinhar uma diversão ainda maior.
Assistentes virtuais para receitas
Como citamos os assistentes virtuais, vamos começar o artigo com eles. Sistemas como Alexa (Amazon), Google Assistant (Google) e Siri (Apple) não servem apenas para encontrar apps quando você não quer digitar. Eles certamente podem se tornar seus grandes e valiossímos aliados na cozinha.
Se você não tem experiência com cozinha ou quer aprender uma receita, basta apenas um comando de voz para seu assistente favorito. Você pode pesquisar qualquer receita e saber desde o modo de preparo até formas alternativas de preparar uma comida que você já conhece.
Além disso, sabe quando você tem dúvida sobre quanto usar de medida de algum tempero? Um simples comando de voz pode te ajudar a converter medidas e deixar seu prato com a quantidade certa de tempero ou fermento.
Por exemplo, se você está preparando um bolo e precisa saber quantos gramas tem uma xícara de farinha, basta perguntar ao assistente virtual. Além disso, alguns assistentes podem ler receitas passo a passo em voz alta, facilitando o processo. Você pode ouvir os passos e cozinhar ao mesmo tempo, sem correr riscos de esquecer alguma coisa.
Eletrodomésticos inteligentes
Se você quer ter ainda mais cuidado no preparo dos alimentos, pode unir a praticidade das assistentes virtuais com eletrodomésticos inteligentes. E lembra que falamos sobre três aliados que vão te ajudar nisso? Pois aqui estão eles:
Fogões e fornos inteligentes
Alguns modelos modernos podem ser controlados remotamente por aplicativos, permitindo que você ajuste a temperatura, defina o tempo de cozimento e até receba notificações quando a comida estiver pronta.
Isso é especialmente útil para quem deseja otimizar o tempo e evitar que os pratos queimem. Você pode até deixar a comida no fogo e resolver alguma pendência, pois o fogão apaga a chama na hora que você programar, deixando a comida no ponto certo.
Geladeiras inteligentes
Foi-se o tempo em que uma geladeira servia apenas para preservar alimentos. Os modelos modernos agora são equipados com câmeras internas. Assim, as geladeiras inteligentes permitem visualizar o conteúdo sem precisar abrir a porta.
Por menor que seja essa atitude, ela acaba reduzindo o consumo de energia. Mas, além disso, algumas delas possuem assistentes embutidos que ajudam a criar listas de compras automáticas com base nos itens que estão acabando.
Sim, a sua geladeira é capaz de dizer quais produtos estão em falta e fazer uma lista que vai direto para o seu smartphone. Você também pode cadastrar a data de validade dos alimentos para receber um lembrete do que está próximo de vencer, evitando desperdiçar comida caso esqueça o prazo de validade.
Cafeteiras inteligentes
Programáveis via aplicativo, algumas cafeteiras podem preparar o café no horário exato que você desejar, garantindo uma bebida quente e fresca assim que você acordar.
Sensores e equipamentos de cozinha
A Internet das Coisas (IoT) tem permitido a criação de sensores inteligentes que tornam a cozinha mais eficiente. E da mesma forma que você pode fazer na sua casa, esses equipamento podem te ajudar de várias formas na cozinha:
- Sensores de temperatura e umidade para armazenamento de alimentos sensíveis que não podem ficar expostos a temperaturas altas;
- Lixeiras inteligentes que identificam quando um item foi descartado e o adicionam automaticamente à lista de compras. E também avisam quando a lixeira está perto de encher e precisa ser esvaziada;
- Balanças digitais conectadas ao smartphone, que ajudam a medir ingredientes com precisão e fornecem informações nutricionais. Ideal para quem faz dieta ou treinos de alto rendimento.
Leave a Reply