Já sentiu que faltaram horas no seu dia para dar conta de tudo o que você precisa fazer? Essa é uma sensação muito incômoda, não é mesmo? Por vezes, a correria da rotina é tanta que fica difícil conciliar as obrigações do trabalho ou dos estudos com uma rotina saudável de exercícios e as tarefas domésticas.
Para dar conta disso tudo, é preciso ter muita organização e preparação. Por exemplo, ter um smartphone com bateria de longa duração, como o A15 e o Moto G73, ajuda você a ter conectividade o dia inteiro enquanto estiver na rua. Mas o seu dia pode se tornar mais fácil e menos cansativo se você souber como organizar melhor tudo o que precisa fazer. Conheça algumas dicas preciosas de como fazer isso no texto abaixo.
Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer
A organização começa quando você sabe tudo o que precisa fazer. Portanto, para organizar melhor o seu dia a dia, é importante criar o hábito de fazer uma lista com tudo aquilo que você precisa fazer. Essa listagem te dá uma melhor noção do que precisa ser feito, avaliando qual o volume de obrigações e quais os níveis de urgência dessas tarefas.
E isso não deve ser feito faltando 5 minutos para você sair de casa: tentar se organizar em cima da hora fará apenas com que você se esqueça de algo e atrapalhe o seu dia. Procure fazer isso na noite anterior, com calma, para elaborar uma lista que contemple todas as suas obrigações.
Defina suas prioridades
Listar o que você precisa fazer é apenas o primeiro passo da organização. O próximo é definir quais são as prioridades, separando as atividades do seu dia entre aquelas que precisam ser feitas e aquelas que podem ser deixadas para depois. Quando se passa o dia longe de casa, ter essa priorização em mente ajuda a gerenciar melhor o seu tempo e garantir que você fará aquilo que precisa ser feito.
Você pode separar suas obrigações em quatro categorias: tarefa importante e urgente, que precisa ser feita quanto antes; tarefa importante, mas não urgente, que pode ser feita ao longo do dia ou em outro momento da semana; tarefa urgente, mas não importante, que também pode ser encaixada durante as atividades semanais; e tarefa não urgente e não importante, que pode esperar outro momento.
E não pense que essa classificação é útil apenas para priorizar as tarefas do trabalho. Você também pode incluir obrigações envolvendo o seu autocuidado e que são feitas longe de casa, como exercícios físicos na academia, prática de ioga, corrida ou pedalada.
Crie um cronograma
Certo, você já listou o que precisa ser feito e quais são as prioridades da sua agenda. Chegou a hora de criar um cronograma para encaixar essas obrigações. Assim como a priorização, essa técnica é uma forma de aproveitar melhor o seu tempo e reduzir as chances de você esquecer de fazer algo, já que o cronograma atua como um lembrete ilustrado.
O cronograma ainda é útil para que você defina um horário aproximado para terminar suas atividades, impedindo que alguma delas leve tempo demais para ser concluída. E a criação dele não precisa ser feita à mão: existem diversos aplicativos, como Trello, Todoist e Organizze, entre outros, que são muito úteis para criar essa agenda no seu smartphone.
Lembre-se de se alimentar e descansar
Sabe o que não pode faltar no planejamento do seu dia? Separar um momento para você se alimentar e descansar. Essas “tarefas” não podem ser negligenciadas, por mais atarefado que o seu dia seja. Assim, ao organizar suas tarefas do dia, inclua um momento para você fazer refeições e lanches. Você pode até mesmo preparar um lanche saudável em casa, como sanduíche natural, para estar ainda mais preparado para enfrentar o dia longe de casa.
O descanso também é importante para evitar o acúmulo de estresse e o desgaste. Para quem trabalha com computador o dia todo, é interessante programar alguns intervalos para ficar longe das telas. A cada 1 hora trabalhando, a recomendação é separar ao menos 5 minutos para esticar as pernas e alongar-se. Aproveite o pequeno intervalo para ir ao banheiro e beber bastante água.
Leave a Reply