E. coli, Salmonella e outras bactérias não podem ser totalmente removidas pela lavagem.
As folhas verdes têm sido portadoras de dezenas de surtos de intoxicação alimentar nos últimos anos. O CDC recentemente associou vários a uma cepa específica de E. coli , mas outros surtos envolveram Salmonella , norovírus, Listeria e Cyclospora . Se esse fato nada engraçado fez você jurar que lavaria melhor a alface, tenho más notícias: não vai ajudar muito.
Não deveríamos estar lavando produtos de qualquer maneira?
Sim, você deve lavar os produtos, de acordo com o CDC. Eles recomendam enxaguar frutas e vegetais em água corrente, até mesmo frutas que você planeja descascar.
Para fazer um trabalho mais completo, você pode esfregar vegetais cerosos com uma escova. Mas esqueça os processos mais complicados dos quais você já deve ter ouvido falar (ou visto influenciadores fazerem online). Lavar com sal, vinagre, bicarbonato de sódio ou uma combinação deles não é melhor do que enxaguar bem antes de comer ou cozinhar . (E enquanto estamos acabando com mitos: a combinação de bicarbonato de sódio e vinagre fornece alguma ação efervescente, mas em última análise neutraliza ambos os produtos químicos , então não há necessidade de combiná-los.)
Lavar não remove germes dos produtos
Infelizmente, lavar não é suficiente para garantir que os alimentos contaminados sejam seguros para consumo , embora possa reduzir o número de germes. Mesmo quando você embebe vegetais em água sanitária, os biofilmes de bactérias que vivem em vegetais são difíceis de matar.
Embora o CDC recomende a lavagem, eles enfatizam que cozinhar é a única maneira de realmente matar as bactérias que podem pegar carona em seus vegetais. Isto significa que sempre haverá o risco de comer saladas ou outros pratos que contenham alface fresca ou outros vegetais crus.
Quando você lava a alface, o CDC recomenda usar água pura, não vinagre ou lavagens de produtos comerciais. Lave as folhas em água corrente; mergulhar na pia pode transferir germes de uma folha para outra ou da pia para a comida. Criar uma sopa de germes não vai ajudá-lo a manter os alimentos limpos.
Manter vegetais na geladeira também reduz o crescimento bacteriano, já que as bactérias não crescem bem no frio. Alface, saladas e frutas e vegetais cortados devem ser mantidos em temperatura de geladeira – tanto no armazém quanto em casa. (A propósito, verifique a temperatura da geladeira. Deve estar entre 32 e 40 graus Fahrenheit, e quanto mais frio, mais tempo a comida vai durar.)
Você pode lavar os pesticidas?
Além dos germes, você pode estar preocupado com os resíduos de pesticidas. Cientistas da Estação Experimental Agrícola de Connecticut lavaram os produtos com água corrente e descobriram que isso reduziu a quantidade de resíduos de pesticidas em 9 dos 12 pesticidas testados. O que é especialmente interessante é que alguns dos pesticidas removidos não eram solúveis em água – portanto, os pesticidas não eram dissolvidos em água, mas sim empurrados mecanicamente para fora do produto pela força da água corrente.
Os mesmos pesquisadores expandiram seu estudo alguns anos depois, testando quatro lavagens de produtos comerciais, incluindo Fit, contra uma solução de sabão (1% Palmolive) e água corrente, tratando alface, morangos ou tomates com uma solução e depois correndo sob água. por um minuto inteiro. Eles não conseguiram detectar nenhuma diferença entre a qualidade da limpeza dos diferentes tratamentos, mas todos os produtos lavados – incluindo aqueles lavados apenas com água – acabaram com menos pesticidas do que os controles não lavados.
Embora o sabão tenha um desempenho tão bom quanto as outras lavagens nesses estudos, e faça sentido que seja capaz de remover óleos e outros contaminantes, ninguém recomenda o uso de sabão. Não tem nenhuma vantagem sobre a água e você realmente não quer deixar resíduos de sabão na comida. O CDC desaconselha especificamente o uso de sabão na lavagem de produtos.
Recomendação dos autores: Enxágue os produtos em água corrente por pelo menos 30 segundos. Produtos de limpeza ou sabão não são necessários.
Há outra coisa que você precisa saber sobre os pesticidas nos produtos: mesmo não lavados, é improvável que estejam presentes em níveis perigosos. O mesmo estudo testou a quantidade de pesticidas encontrados nos produtos comprados nas lojas e que eles estavam “geralmente dentro das tolerâncias estabelecidas pela [Agência de Proteção Ambiental]”. Em outras palavras, você pode remover pelo menos parte do pesticida de seus produtos, mas a quantidade originalmente contida em seus produtos provavelmente não foi um problema para começar.
Já vimos isto antes, quando discutimos a Dúzia Suja – mesmo os produtos “mais sujos” não tinham níveis perigosos de pesticidas, e comprar produtos orgânicos não evita a questão: a agricultura biológica ainda utiliza pesticidas, apenas tipos diferentes.
Outra advertência: alguns pesticidas são incorporados aos tecidos da planta à medida que ela cresce ou são simplesmente difíceis de remover. Esses pesticidas foram submetidos a testes extensivos e não representam um perigo grave para a saúde. Portanto, embora você não possa confiar na remoção de 100% dos pesticidas, seus produtos provavelmente começarão com quantidades inofensivas e a lavagem reduzirá ainda mais a quantidade.
Leave a Reply