Calos crocantes vão rasgar você na pior hora – não deixe que fiquem tão ruins.
Provavelmente estamos todos acostumados a ter calos nos pés, mas pequenos podem se desenvolver nas mãos e nos dedos se você levantar pesos com frequência ou se trabalhar muito com equipamentos de ginástica, como argolas e barras de pull-up. As formas de tratá-los têm muito em comum com nossos conselhos sobre calosidades em geral , mas seu pequeno tamanho e posição delicada exigem um pouco de cuidado extra.
Não deixe os calos ficarem muito grandes
Um grande calo no pé nem sempre é um grande problema; se não estiver incomodando você, não há problema em deixar como está. Mas se você deixar um calo em sua mão ficar muito duro, ele pode arrancar repentinamente no meio de uma elevação. Portanto, fique atento: ao notar um calo ficando grande, você provavelmente deveria fazer algo a respeito.
Os levantadores geralmente presumem que, se seus calosidades se desenvolverem como resultado do levantamento, eles serão protetores e deverão ser mantidos no lugar. Isso é apenas meia verdade. Algum espessamento está acontecendo sob a superfície, não importa o que você faça, mas os pedaços crocantes que podem ser removidos provavelmente deveriam. Ainda haverá bastante pele mais espessa e dura por baixo.
Você também pode ouvir as pessoas dizerem que a textura áspera dos calos pode ajudá-lo a manter a aderência, mas qualquer calo que seja áspero o suficiente para fazer isso também pode causar rasgos. Em vez disso, lixe os calos para que não rasguem e use giz para aumentar a fricção.
Como cuidar de calosidades
A melhor maneira de lixar um calo é amolecê-lo em água – esta é uma atividade perfeita para a hora do banho – e lixá-lo com um instrumento apropriadamente agressivo. Uma lixa de unha geralmente não é adequada para o trabalho, mas uma pedra-pomes pode funcionar para uma esfoliação leve. Insuficiente? Experimente um dos arquivos que se parece com um ralador de queijo. Conheço gente que confia nos da Microplane, a mesma empresa que fabrica o ralador que uso para as raspas de limão. A associação comida/pé é suficiente para me desanimar pessoalmente, mas ouvi dizer que eles são muito bons.
Não há nada de errado em usar as unhas para raspar um calo; Conheci alguém que xinga ao lado de uma colher (que, esperamos, também não use para comer). Se o calo estiver molhado, você provavelmente não precisará de nada afiado para fazer o trabalho. Se você usar qualquer tipo de lâmina ou raspador de calos , tome cuidado para não cortar muito fundo e se machucar.
Pessoalmente, minhas ferramentas favoritas para cuidar de calos são uma lima de metal como uma Seki Edge e um moedor elétrico de calos. Eu também os escolho manualmente (com cuidado!) Depois do banho. (Você pode ler mais sobre minhas ferramentas favoritas aqui .)
Minha rotina ideal de cuidado de calos é assim:
- Tome um banho ou ducha para suavizar a pele.
- Se alguma pele morta sair facilmente, remova-a com as unhas ou esfregando com um pano esfoliante.
- Se você tiver calos monstruosos que precisam de atenção extra, use uma lima ou moedor para remover qualquer excesso de pele morta. Ao final desta etapa, não deverá haver bordas irregulares. (Uma lixa pode ajudar a suavizar as coisas se a sua lima for particularmente áspera.)
- Aplique uma loção hidratante.
Cuidado ao cutucar um calo quando sua pele estiver muito seca. Muitas vezes notamos calosidades logo após levantar, quando nossas mãos estão calcárias. Mas isso é arriscado: a pele seca tem maior probabilidade do que a pele molhada de rasgar e levar consigo a pele saudável. Não há problema em lixar calosidades quando elas estão secas, mas tente não descascá-las, arrancá-las ou puxá-las.
O que fazer com um calo rasgado ou rachado
Se você já rasgou um calo, sua melhor ação dependerá do que aconteceu com a pele viva por baixo. Se estiver intacto – sem sangramento, sem pele rosada – você pode administrá-lo como acima. Arquive-o suavemente e volte ao trabalho.
Mas se você tirou sangue, precisará tratar o calo com mais cuidado. Apare quaisquer abas ou excessos (alicates de cutícula são perfeitos para isso) e lixe todas as arestas. Se um calo ficar tão grosso que rache, lixe a superfície da melhor maneira possível, caso contrário ele poderá rachar ainda mais.
Trate o que resta como uma ferida aberta, porque é. Lave e cubra para mantê-lo limpo. Faça uma fita estilo ginástica para proteger os calosidades da palma da mão na próxima vez que você levantar, ou use uma fita macia, como fita adesiva , para cobrir calosidades nos dedos.
Evite os piores calos segurando a barra corretamente
Você não pode prevenir completamente os calosidades, mas a maneira como você segura a barra pode reduzir o atrito e a pressão que os cria. Muitos levantadores novatos experimentarão luvas, imaginando que devem ajudar, mas as luvas tendem a adicionar seus próprios problemas e podem piorar o problema.
Em vez disso, observe a posição da sua mão. Para exercícios de tração, como levantamento terra, certifique-se de que a barra esteja na base dos dedos e não centralizada na palma da mão. Isso evita que a pele da parte superior da palma da mão fique desnecessariamente comprimida sob a barra. Você ainda terá alguns pequenos calos, mas não tão ruins como se segurasse a barra de maneira diferente.
Outros tipos de equipamentos possuem seus próprios hacks. Se você pula muito corda, procure cordas com alça acolchoada . E se sua pegada escorregar com frequência, giz ou tiras de levantamento podem ajudá-lo a segurar a barra com mais segurança , indiretamente dando menos chance de formação de calosidades.
Leave a Reply