Aqui está o que o giz de ginástica faz por você quando você está levantando pesos.
Se você já viu alguém fazer giz antes de um grande levantamento terra, talvez jogando uma grande nuvem no ar, você pode se perguntar se ele está realmente fazendo alguma coisa. Mas o giz é uma ferramenta útil se você estiver levantando peso, então vamos nos aprofundar e conversar sobre quando você precisa dele e como usá-lo.
Afinal, o que é levantar giz?
O giz de ginástica é feito de carbonato de magnésio mineral. É usado por ginastas, escaladores e levantadores de peso para absorver o suor das mãos e aumentar a fricção entre as mãos e tudo o que seguram (a barra, os apoios de escalada, etc.).
Existem outros tipos de giz no mundo, mas não são intercambiáveis. O giz padrão do quadro-negro é o carbonato de cálcio, e o giz da calçada geralmente é o sulfato de cálcio. Se você quiser comprar giz para a academia de sua casa ou para carregar na bolsa de ginástica, certifique-se de comprar giz de ginástica.
Como o giz ajuda você a levantar mais peso
A principal razão pela qual as pessoas usam giz na academia é porque segurar melhor a barra ajuda a levantar mais. Você verá o giz usado com mais frequência em exercícios de puxada, como levantamento terra, ou levantamentos que incluem puxada, como arrancadas e limpezas.
O giz adiciona um pouco de areia entre sua mão suada e a barra que você está segurando, e essa é a sua mágica – a combinação suor e giz fornece uma pegada muito mais segura do que se você estivesse segurando a mesma barra sem o giz. Como resultado:
- O giz faz com que suas mãos fiquem menos suadas.
- O giz ajuda a aumentar a fricção entre a mão e a barra, tornando a pegada mais segura.
- A aderência aprimorada pode permitir que você segure a barra ou o equipamento sem escorregar, o que pode significar uma chance reduzida de perder a aderência e falhar no levantamento.
- Com essa aderência aprimorada, é menos provável que a barra ou o equipamento esfregue contra sua pele, reduzindo assim a chance de rasgar um calo – mas há uma grande ressalva sobre isso, sobre a qual falaremos em breve.
Para simplificar, passar giz nas mãos torna mais fácil segurar as coisas. Às vezes, o fator limitante para fazer mais levantamento terra ou fazer mais flexões não é a força dos braços ou das pernas – é a sua pegada. Com o giz, isso se torna um problema menor.
Quando você deve usar giz na academia?
O giz é útil, mas isso não significa que você precise dele para cada levantamento. Normalmente, só visito o balde de giz para os meus levantamentos mais pesados, e há muitos treinos em que nem o uso. Aqui estão alguns sinais de que pode ser hora de usar giz:
- Em um dia quente e suado
- Quando você está nervoso e suas mãos suam (eu faço muito mais giz nas competições do que nos treinos!)
- Levantamentos terra pesados, limpezas e arrancos
- Flexões de alta repetição
- Para qualquer levantamento em que suas mãos pareçam escorregar
- Em qualquer parte do corpo que esteja escorregadia e não deveria estar – por exemplo, nas costas e nos ombros ao fazer agachamentos com barra.
Não existe uma regra rígida e rápida sobre quando você “deveria” ou “não deveria” usar giz – é uma decisão de julgamento. Você não está trapaceando usando giz e não precisa atingir um certo nível de força para ganhar o privilégio. Se você não tiver certeza, faça giz e veja se isso muda a sensação de segurança da sua pegada.
Quando o giz não ajuda
Levantar giz não vai ajudar em todas as situações. Aqui estão alguns momentos em que é improvável que o giz resolva seus problemas:
- Em dias muito secos e frios, quando suas mãos não suam. (Sem suor para absorver, o giz não faz muita coisa.)
- Para exercícios de empurrar, como supino. (A aderência é importante para exercícios de puxar, não para empurrar.)
- Quando você quer menos atrito, não mais. (Aquela coisa que as pessoas colocam nas pernas para levantamento terra? Isso é talco de bebê, para ajudar a barra a deslizar. O giz faria o oposto.)
- Quando sua aderência está falhando, mesmo com giz. ( Você precisa de alças .)
- Quando você já está usando giz e fica ficando com calos e rasgando-os. (O giz adiciona atrito, o que pode piorar a situação.)
Esse último ponto pode ser complicado de descobrir. Se você estiver fazendo muitos balanços com kettlebell ou exercícios como bater os dedos na barra, suas mãos provavelmente estão esfregando muito na barra ou no kettlebell. O giz pode tornar sua pegada mais segura, para que haja menos fricção. Mas se você usar giz e ainda esfregar muito, você corre o risco de irritar a pele ainda mais do que sem giz.
Gerenciar seus calosidades adequadamente ajudará muito (lixá-los ou raspá-los, em vez de deixá-los ficar com crostas e rasgar), mas, em última análise, você precisará decidir caso a caso se o giz ajudará ou prejudicará sua situação. Na dúvida, experimente das duas maneiras e veja.
Que tipo de giz de ginástica é melhor?
O giz de ginástica vem em dois formatos comuns: líquido e seco. (Há também a bola de pó de giz , que os escaladores costumam manter em uma bolsa no cinto – mas é menos comum em academias de musculação.)
Prós e contras do giz seco
O giz seco, ou giz em bloco, vem em blocos grandes. Normalmente, a equipe da academia coloca blocos de giz em uma tigela ou balde em um local acessível no chão da academia, e você visita o balde antes de começar o levantamento. Você pode esfregar os blocos nas mãos ou mergulhá-las na pilha de poeira que se acumula no fundo, ou uma combinação dos dois.
O giz em bloco é barato para comprar e fácil de compartilhar. As academias de levantamento de peso, levantamento de peso e CrossFit tendem a ter um ou três baldes comunitários. Você não precisa trazer o seu próprio; será fornecido. Se você já assistiu a um evento de levantamento de peso – digamos, levantamento de peso nas Olimpíadas – é por isso que há uma pequena tigela onde os atletas enfiam as mãos antes de se aproximarem da plataforma.
Falaremos sobre a etiqueta do recipiente de giz em um momento, mas muitas academias não gostam de baldes de giz porque são bagunçados. O giz líquido é uma boa alternativa, pois tende a ficar nas mãos e não cair no chão nem deixar muitos resíduos no equipamento.
Prós e contras do giz líquido
O giz líquido também é feito de carbonato de magnésio, mas neste caso é moído ultrafino e misturado com álcool. Normalmente, você carrega isso em uma garrafa e espreme um pouco nas mãos um minuto antes de levantá-lo. Depois de esfregar nas mãos, o álcool seca, deixando uma fina camada de giz. Algumas pessoas juram que o giz líquido proporciona uma aderência ainda mais segura do que o giz seco.
Se a sua academia não oferece um balde de giz, o giz líquido é uma boa maneira de trazer seu suprimento pessoal. Também é menos confuso; Já ouvi falar de várias academias que tinham uma política de “proibição de giz”, mas ignoraram quando os levantadores trouxeram seu próprio giz líquido e o usaram discretamente.
Quanto às desvantagens, pessoalmente não gosto da sensação do giz líquido e não gosto de esperar 30 segundos para que ele seque em minhas mãos. Por outro lado, também não adoro a sensação de enfiar a mão em um balde de giz e sujar as unhas com pó de giz. Em última análise, o tipo de giz a usar é a sua preferência.
Etiqueta básica de giz na academia
Uma última coisa que precisamos discutir: como usar giz sem ser um idiota. Você só precisa do giz nas mãos – não no chão e nem suspenso no ar. Mantenha as mãos dentro (ou pelo menos sobre) a tigela ou balde de giz ao aplicá-lo e, quando terminar, esfregue as mãos para que quaisquer grãos soltos possam cair de volta no balde. Dessa forma, você não espalhará giz pela academia; na verdade, ele só precisa tocar suas mãos (ou qualquer parte do corpo que você esteja marcando) e a barra ou peso que você está segurando.
E por falar naquela barra: você vai querer limpar o giz depois. Se uma academia tiver um balde de giz, ela também deve ter uma pequena escova em algum lugar (muitas vezes parecendo uma escova de dentes grande e com cerdas de arame). Quando terminar o treino, use o pincel para limpar o giz da serrilhada .
Leave a Reply