A maioria dos medicamentos para “tosse e resfriado” faz pouco ou nada para os seus sintomas.
Quando você está se sentindo péssimo por causa de um resfriado, você só quer algo que o cure – se não o cure, pelo menos o ajude a se sentir melhor temporariamente. Infelizmente muitos remédios são placebos , mas algumas coisas na farmácia funcionam melhor que outras.
Antes de falarmos sobre quais medicamentos são melhores, uma observação importante: os remédios para resfriado não curam o resfriado, nem diminuem sua duração. Existem medicamentos para resfriado para aliviar os sintomas e ajudá-lo a se sentir um pouco melhor enquanto espera que o sistema imunológico combata o vírus.
Pseudoefedrina (Sudafed original) é a coisa boa
Se você está com o nariz entupido, a pseudoefedrina é a verdadeira solução. Antigamente, você encontrava nas prateleiras das lojas. Sudafed era uma marca. (Sudafed, pseudoefedrina, entendeu?) Mas a pseudoefedrina pode ser convertida em metanfetamina , então uma lei de 2006 restringiu sua venda. Aproveite o tempo para mostrar sua identidade ao farmacêutico se quiser coisas boas.
Estudos demonstraram que a pseudoefedrina é eficaz na eliminação da congestão nasal. Quando você sente que seu nariz está “cheio” de muco seco ou pegajoso, isso não é literalmente verdade. Os vasos sanguíneos no revestimento do nariz e dos seios da face incham e é isso que estreita as passagens de ar . A pseudoefedrina contrai os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço e abrindo as vias respiratórias para que você respire mais facilmente.
(A pseudoefedrina também contrai os vasos sanguíneos em outras partes do corpo, razão pela qual pode aumentar a pressão arterial em algumas pessoas e por que às vezes é usada off-label para o priapismo , também conhecido como ereções prolongadas.)
A maioria dos outros remédios para resfriado não funciona muito bem (ou não funciona)
A fenilefrina é o descongestionante que substituiu a pseudoefedrina em produtos de venda livre. (É o que está no Sudafed PE . Não se engane.) Não parece funcionar muito bem e, de acordo com alguns estudos, não funciona de jeito nenhum . (Isso levou dois farmacêuticos a escrever um artigo em 2022 intitulado “Por que a fenilefrina oral está no mercado depois de evidências convincentes de sua ineficácia como descongestionante?”) E embora a fenilefrina seja destinada especificamente à congestão nasal, a evidência não é muito melhor para medicamentos que supostamente aliviam a tosse.
O dextrometorfano, considerado um supressor da tosse, não tem muitas evidências que sugiram que ele realmente faça o seu trabalho. Nem a guaifenesina, um “expectorante” cujo objetivo é diluir o muco e facilitar a tosse. Uma revisão da Cochrane concluiu que não há evidências suficientes para dizer se estes ou quaisquer outros medicamentos vendidos sem receita para a tosse realmente funcionam.
A propósito, crianças menores de 4 anos não devem usar nenhum dos remédios para tosse ou resfriado que mencionamos até agora, de acordo com o FDA. Felizmente, remédios caseiros, como beber líquidos e sugar o ranho com uma seringa, são seguros e tendem a trazer alívio.
Tylenol e ibuprofeno podem ajudar com febre e dor
Existe mais uma categoria de medicamentos vendidos sem receita médica que podem realmente ajudá – lo a se sentir melhor quando está resfriado, embora provavelmente não sejam o que você pensa quando pensa em remédios para resfriado.
O acetaminofeno (Tylenol normal) e o ibuprofeno (Motrin ou Advil) são conhecidos como analgésicos e redutores de febre. Eles trabalham para esses trabalhos e são considerados seguros para uso mesmo em crianças pequenas. Dito isso, a Academia Americana de Pediatria alerta que você deve sempre entrar em contato com seu pediatra em caso de febre em um bebê com menos de 3 meses de idade, e não dar medicamentos a menos que seja orientado, pois febres nessa idade podem ser fatais e precisam ser avaliadas em um ambiente de saúde.
Se você está acostumado a olhar nomes de marcas, certifique-se de virar a embalagem e verificar se ela contém o que você espera na lista de ingredientes. Tylenol normal é apenas paracetamol, mas a empresa também fabrica um Tylenol para resfriado e gripe que contém todos os três ingredientes mencionados acima e não funciona para resfriados ou tosses. Advil fabrica um produto semelhante . Estes não são os que você deseja.
Outra observação importante: Tylenol, ou paracetamol, está presente em muitos remédios para resfriado como parte de uma mistura de ingredientes. Também é potencialmente tóxico se você tomar mais do que a quantidade recomendada. Se você estiver combinando medicamentos, certifique-se de não usar doses duplas deste ingrediente.
O melhor xarope para tosse é o mel
Então você tem um descongestionante que funciona (pseudoefedrina) e algo para controlar a febre e a dor de cabeça (paracetamol ou ibuprofeno). Há algo que possamos fazer sobre essa tosse desagradável? Existe, mas você vai querer sair dos corredores da farmácia e ir até as prateleiras dos supermercados.
O mel não vai curar o resfriado, mas parece acalmar dores de garganta e aliviar a tosse, pelo menos um pouco. Estudos muitas vezes mostram que funciona melhor do que xaropes para tosse vendidos sem receita. (Isso é porque o mel é ótimo ou porque os xaropes para tosse são uma droga? Possivelmente o último, para ser honesto.) Mas não se preocupe com xaropes para tosse à base de mel – sim, eles são uma coisa – apenas pegue um pouco de mel de verdade e misture em um pouco de água quente ou chá. Isso é mais barato e mais fácil.
A propósito, uma advertência importante sobre o mel: o mel não é considerado seguro para dar a bebês menores de 1 ano . Existe um pequeno risco de botulismo e os bebês são particularmente suscetíveis. O mel não vai ajudar muito , então não vale a pena correr o risco.
Remédios homeopáticos para resfriado são inúteis
Praticamente todos os remédios para resfriado “infantis” são lixo. Afinal, aqueles com descongestionantes e anti-histamínicos não são considerados seguros para crianças menores de 4 anos . Mas se você estiver no corredor dos remédios, as marcas “naturais” estão lá para preencher essa lacuna com misturas de vitaminas, mel e suplementos de ervas. Eles também não fazem nada , mas de alguma forma custam cerca de oito dólares a garrafa.
Mas fica pior. Nas seções para crianças e adultos, você encontrará remédios homeopáticos, que são praticamente uma farsa e deveriam ser ilegais . Cuidado com qualquer coisa que diga “homeopático” ou que tenha ingredientes medidos em “X” ou “C” em vez de uma unidade real como miligramas.
Estes não são simplesmente suplementos naturais, como às vezes sugerem os rótulos, e homeopatia não é outra palavra para remédio caseiro. Os “medicamentos” homeopáticos são beneficiários de uma brecha bizarra nas políticas da FDA e da FTC que permite que sejam comercializados como medicamentos, ao mesmo tempo que afirmam funcionar por magia . Eu gostaria de estar inventando isso, mas não estou. Poupe seu dinheiro.
Leave a Reply