Evite usar essas frases rudes (e o que dizer em vez disso)

frases rudes
frases rudes

Descubra o que um especialista considera ‘má etiqueta de fala’.

Ser um comunicador eficaz envolve mais do que simplesmente dizer o que está pensando. Seu tom, linguagem corporal, expressões faciais e, claro, as palavras e frases que você usa têm um grande impacto sobre se os outros estão abertos para ouvir seus pensamentos, perguntas e solicitações.

E embora a maioria das pessoas provavelmente não queira parecer rude ou condescendente, de acordo com um especialista em falar em público , certas expressões são amplamente percebidas como “má etiqueta de fala”. Estas são as frases rudes que ele sugere evitar e o que dizer em vez disso.

Frases que podem parecer rudes

Em um artigo para a CNBC Make It, John Bowe , consultor de discursos e apresentações e autor de “I Have Something to Say: Mastering the Art of Public Speaking in an Age of Disconnection”, explica que, ao trabalhar com clientes, ele incentiva as pessoas a “pense cuidadosamente em seus ouvintes antes de falar.”

Embora nem sempre tenhamos essa oportunidade, há algumas frases que podem parecer rudes, que Bowe recomenda evitar em geral. Aqui estão eles, e o que ele sugere dizer em vez disso:

“É o que é”

De acordo com Bowe, esta frase é normalmente usada no lugar de “pare de reclamar”.

O que dizer em vez disso: “Isso é difícil. Lamento que você esteja passando por isso.

“Aqui está a coisa…”

Esta declaração de limpar a garganta pode parecer importante, diz Bowe, implicando que “o que se seguir será a abordagem final e oficial sobre o assunto em questão”.

O que dizer em vez disso: “Eu acho que…”

“Você quer…?”

Embora essa frase seja perfeitamente aceitável se você estiver perguntando a preferência de alguém ou oferecendo-lhe uma escolha, Howe diz que ela soará rude e depreciativa se você a usar para pedir a alguém que faça algo por você (por exemplo, “Faça você quer lavar a louça depois de comermos?”)

O que dizer em vez disso: “Você me faria um favor?”