Pense nisso como uma habilidade que você pode melhorar e desenvolver ao longo do tempo.
A curiosidade é frequentemente discutida como algo “natural”: uma característica que algumas pessoas (e animais) apresentam desde o nascimento. Mas não é tão simples.
A curiosidade também é uma habilidade. Como outras habilidades, é mais fácil para algumas pessoas do que para outras e, com algum trabalho, pode ser melhorado com o tempo. Se você estiver interessado em desenvolver sua curiosidade – que também é uma habilidade profissional cada vez mais procurada – aqui estão algumas maneiras de fazer isso.
Como ficar mais curioso
Independentemente de você se considerar “naturalmente” curioso ou não, essas estratégias podem ajudar a impulsionar esse tipo de pensamento:
Descubra o que motiva você
Ou talvez a melhor maneira de ver isso seja descobrir o que realmente o excita, ou lhe traz algum nível de alegria, ou mesmo contentamento. Existe alguma coisa que faz com que você perca completamente a noção do tempo por achar isso muito interessante? Nesse caso, explore-o mais a fundo e faça um esforço para aprender algo novo. Isso, pelo menos em teoria, deve permitir que você experimente a sensação de curiosidade sobre alguma coisa e tenha uma ideia melhor de como chegou lá.
Pergunte
Se você não tem o hábito de fazer perguntas como forma de iniciar uma conversa, isso pode parecer estranho ou possivelmente intrusivo no início, mesmo que não sejam sobre nada pessoal. Portanto, quando o momento, o local e o assunto forem apropriados, faça um esforço para fazer perguntas a alguém com o objetivo de aprender mais sobre alguma coisa. Mantenha as perguntas abertas e aprofunde-se no assunto perguntando “por quê”.
Vá explorar
Ficar preso a uma rotina pode deixar pouco espaço para a curiosidade. É fácil permitir que nosso cérebro mude para o piloto automático e desligue quaisquer novos pensamentos. Felizmente, existem algumas maneiras de contornar isso.
Primeiro, você pode sintonizar (em vez de desligar) durante parte de sua rotina, como no trajeto. Talvez em vez de ouvir um podcast, você preste atenção no que vai passando pelo caminho, tentando descobrir coisas que nunca havia notado antes. Se algo novo ou desconhecido chamar sua atenção, você poderá ficar curioso para saber o que é, há quanto tempo está lá, etc.
Outra estratégia é mudar as coisas e seguir outro caminho para o trabalho, por exemplo. Mais uma vez, preste atenção ao que está ao seu redor e você poderá encontrar algo que desperte seu interesse, fazendo com que você realmente queira aprender mais. Depois de se acostumar a observar o ambiente, perceber coisas novas e depois aprender sobre elas, você poderá fazer isso por hábito.
Leave a Reply