Então seu farmacêutico irá simplesmente mudar para a fluticasona genérica, certo? Não necessariamente. A CNN relata que a versão genérica pode não estar coberta ou pode não ser a opção mais barata. (Mais uma vez, existem algumas travessuras de preços potencialmente em ação aqui; de acordo com a CNN, a CVS está estruturando seus preços para encorajar as pessoas que têm seguro a optar pelo Pulmicort em vez do Flovent genérico.)Atualize sua receita agora se você usar Flovent

Flovent
Flovent

Os inaladores HFA e Diskus da Flovent estão sendo descontinuados, mas o genérico não é coberto por todos os planos de seguro.

Se você ou seu filho usam um inalador Flovent, agora é um bom momento para recarregá-lo (se possível) e depois ligar para o médico para atualizar sua prescrição. A empresa que fabrica o Flovent está descontinuando a versão de marca, e o genérico (fluticasona) pode não ser coberto por todos os planos. 

A empresa que fabrica Flovent, GSK, anunciou que deixará de fabricar Flovent HFA (um inalador dosimetrado) e Flovent Diskus (um inalador de pó) a partir de 1º de janeiro de 2024. Em comunicado à Asthma and Allergy Foundation of America, GSK disse que a última data em que o Flovent poderá ser encomendado é 31 de dezembro de 2023; eles esperam que a oferta restante se esgote no “início de 2024”.

Por que Flovent está sendo descontinuado? 

Porque o sistema médico americano com fins lucrativos está basicamente confuso. A CNN salienta que o momento coincide com uma mudança nos regulamentos do Medicaid que aplica penalidades ao aumento do preço dos medicamentos. O preço do Flovent aumentou dramaticamente ao longo dos anos, por isso provavelmente seria afetado pela mudança.

Antes de encerrar a produção, a GSK começou a fabricar uma versão “genérica autorizada” de ambos os medicamentos. Como Flovent.com proclama em voz alta , os genéricos autorizados ainda são fabricados pela GSK, apenas vendidos por uma empresa diferente, a PRASCO. Possuem o mesmo princípio ativo, a mesma embalagem (sem o nome da marca) e as mesmas instruções.

A versão genérica pode não estar coberta pelo seu seguro

Então seu farmacêutico irá simplesmente mudar para a fluticasona genérica, certo? Não necessariamente. A CNN relata que a versão genérica pode não estar coberta ou pode não ser a opção mais barata. (Mais uma vez, existem algumas travessuras de preços potencialmente em ação aqui; de acordo com a CNN, a CVS está estruturando seus preços para encorajar as pessoas que têm seguro a optar pelo Pulmicort em vez do Flovent genérico.)

Dependendo de como sua receita foi prescrita, pode ser necessário que seu médico peça uma nova receita para que você possa obter um inalador que funcione para você e que seu seguro cubra. 

O que devo fazer se tiver uma receita de Flovent?

Primeiro, a Asthma and Allergy Foundation of America recomenda que você reabasteça sua prescrição de Flovent o mais rápido possível. Ainda há Flovent nas prateleiras das farmácias, então é melhor pegar um último inalador enquanto ainda pode. 

A seguir, entre em contato com o médico que prescreve seus inaladores e pergunte o que ele recomenda. (Você não será o único ligando sobre isso, eu prometo). A AAFA  que algumas de suas opções podem incluir: 

  • Versão genérica do Flovent HFA ou Flovent Diskus da GSK
  • ArmonAir Digihaler, uma alternativa ao Flovent Diskus com dosagens ligeiramente diferentes disponíveis
  • Arnuity Ellipta, um medicamento diferente que “não é um substituto direto” do Flovent, mas que pode ser apropriado para muitas pessoas que usaram Flovent anteriormente

Sua seguradora deve ser capaz de lhe dizer quais deles eles cobrem, e seu médico deve ser capaz de ajudá-lo a descobrir qual será sua melhor opção, do ponto de vista médico. Com sorte, todos conseguirão encontrar uma nova receita que funcione e que pode até ser mais barata do que a que tinham antes.