A coceira não significa que você tenha que desistir de correr.
Esta manhã, fiz minha primeira corrida em muito tempo. Apenas alguns minutos depois, minhas pernas estavam coçando incontrolavelmente. E foi aí que me lembrei: ah, sim. Isto acontece. Se você também já passou por isso, não se preocupe: é surpreendentemente comum sentir coceira nas pernas ou em todo o corpo ao correr. Felizmente a coceira tende a desaparecer com o tempo.
A coceira da qual estamos falando hoje é uma coceira geral generalizada (não urticária e nem erupção na pele em um local específico) e tende a piorar se você for novo na corrida ou voltar a fazê-la após um intervalo.
De onde vem a “coceira do corredor”
Isso não vai parecer muito satisfatório, mas não há uma resposta científica clara para o motivo pelo qual correr pode causar coceira. As principais teorias incluem:
- Os vasos sanguíneos se dilatam para levar mais sangue aos músculos, para alimentá-los, e à pele, para ajudar a regular a temperatura. Isso pode ser o que causa a sensação de coceira ou formigamento. Com o tempo, ou seus vasos sanguíneos melhoram na expansão quando necessário, ou você simplesmente fica insensível à sensação disso.
- A histamina é liberada durante o exercício, especialmente em intensidades mais altas. Seu corpo pode fazer isso para ajudar a dilatar os vasos sanguíneos ou para ajudar a mantê-lo alerta. Mas a histamina também está envolvida na nossa resposta às alergias e pode estar causando coceira como efeito colateral.
- A vibração parece provocar coceira, como visto em estudos feitos com placas vibratórias de corpo inteiro . O impacto da corrida pode fazer com que sua pele balance a cada passo e pode desencadear um efeito semelhante.
- Irritação da pele devido às roupas ou a substâncias (como um detergente novo), ou devido à pele seca ou outras doenças da pele.
A teoria da vibração parece a mais correta para mim, no nível intestinal: a coceira diminui alguns minutos depois de mudar de uma corrida para uma caminhada, mesmo que eu esteja subindo uma colina com força e minha frequência cardíaca permaneça a mesma. Mas deixarei esta questão para os cientistas. O que importa para os corredores é descobrir o que fazer a respeito.
Razões mais sérias pelas quais você pode coçar
Se a coceira ocorrer na forma de inchaços ou se você tiver sintomas de anafilaxia, como língua inchada ou dificuldade para respirar, isso é diferente do que descrevi acima. Se você tiver dificuldade para respirar ou achar que pode estar tendo uma reação alérgica grave, pare de ler este artigo e ligue para o 911. Sabe-se que anafilaxia com risco de vida ocorre devido ao exercício.
Urticária, também conhecida como urticária, também pode ocorrer durante o exercício. Isso é conhecido como urticária induzida por exercício. Você também pode contrair uma condição diferente chamada urticária colinérgica devido ao calor ou ao estresse, além do exercício.
Estratégias que podem ajudar a prevenir ou reduzir a coceira
Muitos corredores experimentaram essa coceira e continuaram correndo felizes, apesar disso. Eles dirão que a coceira não acontece sempre e que, quando seu corpo se acostuma com o novo hábito de correr, a coceira tende a desaparecer.
Essa também tem sido minha experiência. Nas primeiras duas semanas em que volto após um intervalo, meu corpo surge com todos os tipos de maneiras de se sentir estranho, ruim ou errado. Minha pele pode coçar; minhas canelas podem doer. Lembro a mim mesmo que não será assim para sempre, apenas como é hoje. Aqui estão algumas coisas que podem ajudar:
- Reserve um tempo extra para se aquecer . Isso pode significar caminhar durante os primeiros cinco minutos antes de começar a correr. Se você gosta de fazer exercícios de aquecimento, como agachamentos aéreos ou corrida de joelhos altos, você também pode adicioná-los. Alguns corredores acham que isso ajuda a reduzir a coceira.
- Hidrate-se bem. Talvez ajude na dilatação dos vasos sanguíneos, ou talvez você apenas fique bem hidratado enquanto sente coceira. De qualquer forma, não faz mal nenhum ter certeza de que você está bebendo adequadamente, especialmente se estiver saindo para uma corrida longa e/ou quente.
- Lento para uma caminhada. Quando você volta a adquirir o hábito de correr, sua prioridade não é o quão rápido você vai, ou quanto você corre versus anda. Seu objetivo é construir esse hábito . Caminhe até que a coceira desapareça e então decida se você se sente pronto para correr um pouco mais.
- Minimizar a irritação da pele. Hidratar. Use roupas macias e confortáveis. Não experimente um novo sabão em pó ainda.
Na corrida de hoje, mantive a estratégia de “caminhar devagar”. Meus pulmões e pernas estavam bem para continuar correndo, mas a coceira estava me deixando maluco. Lembrei-me que o mais importante era terminar minha corrida (ok, minha caminhada/corrida) me sentindo bem o suficiente para ficar ansioso pela próxima vez.
No total, corri menos da metade da distância planejada, e esse já era um percurso curto. Mas sei que da próxima vez provavelmente sentirei um pouco menos de coceira. E em breve esquecerei que isso foi um problema.
Leave a Reply