Se você está segurando as lágrimas, é hora de se soltar.
Temos muitos motivos para suprimir a vontade de chorar, desde despistar um valentão na escola até tentar parecer profissional em uma reunião importante. Você pode ter noções preconcebidas sobre como o choro pode fazer você parecer fraco ou que é uma vibração indesejável para expressar em situações tensas. No entanto, coisas boas podem advir do choro quando você o faz na segurança de um ambiente de apoio emocional. Isso não apenas permite que as pessoas ao seu redor saibam que você precisa da ajuda delas, mas também permite que você libere endorfinas e estresse para que possa começar a se sentir melhor.
Por que choramos, afinal?
Por que choramos por causa de emoções intensas ou de dor física é uma área de estudo contínuo. O consenso diz que o choro funciona como um sinal social para obter conforto e apoio de outras pessoas. Mas do ponto de vista evolutivo, é muito difícil de estudar, dizem , porque os humanos são os únicos animais que choram. Outros animais choramingam e vocalizam, mas os humanos são os únicos animais que realizam essa ação coordenada de produzir lágrimas, vocalizar, contrações faciais, postura desmoronada e tremores que chamamos de choro.
De modo geral, os humanos produzem três tipos de lágrimas :
- Basal : produzido o tempo todo para a saúde geral dos olhos.
- Irritante : para eliminar coisas prejudiciais dos olhos.
- Emocional : causado por fortes emoções e dor.
Razões pelas quais é bom você chorar
Como mencionei, a principal teoria científica sobre o valor do choro é que ele desperta empatia e compaixão nos outros, promovendo assim a conexão humana. É uma forma de você (ou um bebê ou qualquer pessoa) sinalizar que precisa de ajuda e aumentar a probabilidade de as pessoas que veem e ouvem você chorar ajudarem.
Além do benefício social, acredita-se amplamente que chorar também traz benefícios fisiológicos. Algumas pesquisas mostram que chorar pode ser uma forma de auto-apaziguamento. Pode ajudar a aliviar a dor ao liberar opioides e oxitocina. Em 2020, um pequeno estudo mostrou que a terapia do choro melhorou as emoções e a fisiologia em sobreviventes do câncer de mama. A terapeuta do luto Gina Moffa, autora de Seguir em frente não significa deixar ir: um guia moderno para navegar pela perda , diz que o choro não só pode provocar empatia nos outros, mas também nos ajuda a liberar o estresse e as emoções reprimidas.
“Chorar pode ser uma liberação terapêutica que libera endorfinas e ajuda a criar uma sensação de calma”, diz ela. “As lágrimas emocionais podem nos ajudar a eliminar toxinas em nossos corpos, lubrificar nossos olhos ou diminuir a pressão arterial e reduzir o sofrimento. Pode ter um benefício social ao suscitar empatia ou cuidado das pessoas ao nosso redor, o que pode nos ajudar a nos sentir mais seguros e co-regulados.”
Embora não haja evidências de que você precise chorar em um determinado horário , diz ela, é recomendável deixar as lágrimas fluirem de maneira segura e em um local seguro.
Como ligar o sistema hidráulico
Então, estabelecemos que chorar é importante, mas como fazer isso? Se você é uma pessoa que trabalhou duro para conter as lágrimas no passado, deixá-las fluir livremente pode exigir um pouco de prática.
“Para algumas pessoas que aprenderam que as emoções não eram seguras ou para aquelas que não foram ensinadas a expressar emoções, chorar pode parecer difícil”, diz Moffa. “Algumas das maneiras que recomendo para permitir que as emoções sejam liberadas através das lágrimas é fazer uma lista de reprodução de músicas comoventes e pessoais, registrar e escrever livremente sobre sentimentos, assistir a um filme significativo ou triste, [tentar] a liberação somática ou em uma nota mais positiva, crie uma prática de gratidão genuína .”
Talvez você tenha visto os populares TikToks sobre uma técnica de liberação somática para induzir o choro. Vale a pena tentar, diz Moffa, mas certifique-se de fazê-lo em um ambiente onde você possa obter apoio emocional.
“Acredito na liberação segura de nossas emoções, seja através das lágrimas que temos naturalmente ou das lágrimas que provocamos. Pode ser uma liberação saudável tentar um exercício de liberação somática que temos visto em todas as redes sociais. Minha advertência é que você esteja em um lugar seguro e tenha apoio, se necessário, depois”, disse ela.
Sete técnicas para ajudar a chorar
Se precisar de alguns recursos adicionais para ajudar a abrir as comportas, tente uma (ou várias) das técnicas abaixo.
- Faça uma lista de reprodução triste de músicas que sempre te emocionam (você conhece quais).
- Basta pedir ao TikTok ou ao YouTube vídeos que vão fazer você chorar. Veja o que aperta seu botão de lágrimas, seja inspirador, sentimental, triste ou trágico.
- Experimente o autocuidado somático .
- Ouça um podcast triste .
- Assista a um filme de arrancar lágrimas garantido .
- Faça um diário sobre sua tristeza e sofrimento pessoal.
- Experimente uma postura de ioga para liberar a tristeza . (O pombo é frequentemente citado por causar choro.)
Leave a Reply