Se você não vai ao dentista há um ano – ou uma década – veja como se preparar e o que esperar.
Apesar da sabedoria consagrada de que devemos visitar um dentista para um check-up e limpeza a cada seis meses, muitos de nós simplesmente… não o fazemos. Segundo o CDC , cerca de 35% dos americanos não visitaram o dentista no último ano. Se já faz muito tempo e você está planejando voltar à cadeira do dentista, parabéns: você está tomando a decisão certa para sua saúde, auto-estima e poder alimentar.
“O primeiro passo é marcar uma consulta”, disse-me o Dr. Ruchi Sahota, porta-voz do consultor do consumidor da American Dental Association e dentista de família. “Pegue o telefone ou fique online. Clique em ‘marcar uma consulta’. Porque você tem que entrar no escritório para pelo menos descobrir quais são suas opções.”
Depois de marcar essa consulta, veja o que esperar e como se preparar para sua visita ao dentista.
Que informações você deve levar ao dentista?
Segundo o Dr. Sahota, se você voltar ao dentista depois de um longo tempo afastado, deve informar ao médico que tipo de escova e pasta de dente você está usando e que ferramenta você está usando para limpar entre os dentes também. . Você também deve vir preparado para discutir questões de saúde não relacionadas aos dentes.
“É importante saber que tipo de medicamentos você está tomando e para que tipo de coisas você está consultando seu médico”, disse o Dr. Sahota. “Porque lembre-se, os dentistas são médicos da boca e da cabeça. E há muitos problemas que podem estar acontecendo no resto do seu corpo e que você pode ver dentro da boca. Há ligações com diabetes, problemas cardíacos – há uma longa lista de problemas que têm ligação com problemas de saúde bucal.”
Não tenha medo de fazer perguntas
Se você retornar ao dentista após uma longa ausência, sem dúvida terá dúvidas e preocupações para discutir com ele. Para ter certeza de não esquecer de nada, faça anotações. “Voltar a qualquer tipo de médico depois de muito tempo pode ser opressor”, explicou o Dr. “Portanto, uma ótima rotina é anotar quaisquer perguntas que você possa ter para eles.”
Chegue cedo ao seu compromisso para preencher a papelada
Lembre-se de chegar 15 a 30 minutos antes da consulta para preencher a papelada. Se você for um paciente novo, descobrir o seguro e preencher a papelada inicial pode levar tempo e, mesmo que seja um dentista que você já visitou, pode ser necessário atualizar seu arquivo existente.
“Você também pode perguntar se eles podem enviar a papelada por e-mail ou se você pode fazer isso online”, sugere o Dr. “Dessa forma, você passa menos tempo sentado na sala de espera, pensando no que vai acontecer.”
Se você estiver ansioso, informe seu dentista e sua equipe
A ansiedade odontológica é comum: cerca de 36% das pessoas nos EUA dizem ter medo de tratamento odontológico e 12% dizem ter medo extremo. Se for você, avise o consultório odontológico para que eles possam ajudá-lo a lidar com isso. “É muito, muito, muito importante ter certeza de que você fala”, disse o Dr. Sahota. “Se você está ansioso, fale sobre isso. Avise a equipe… Vai ajudar o higienista no consultório, vai ajudar os auxiliares de consultório dentário e vai ajudar os dentistas a saber como tratar as suas necessidades.
Existem inúmeras técnicas para ajudar as pessoas a lidar com a ansiedade dentária, desde medicamentos ansiolíticos como Xanax ou Ativan, até um cobertor quente e um conjunto de fones de ouvido tocando música clássica. Você e seu dentista podem descobrir o que pode ser eficaz para você. “É útil conversar com seu dentista, para ter esse relacionamento contínuo, para que o dentista possa ter certeza de que sabe como administrar seus medos”, disse o Dr. Sahota. “Uma coisa que faço com pacientes ansiosos – na verdade, todos os meus pacientes – é pedir-lhes que me dêem um sinal positivo se estiverem bem. E vou perguntar a eles durante todo o procedimento. Isso me ajuda a saber que eles estão bem e também os ajuda a saber que estou verificando como estão e vendo a pessoa por trás dos dentes.”
O que fazer se você tiver vergonha de ir ao dentista
Para algumas pessoas, evitar o tratamento odontológico é uma questão de vergonha, não de medo. Se já se passaram algumas décadas desde que você usou fio dental e sua boca parece uma cena de crime, é fácil se preocupar com o que o dentista vai pensar. Mas não. Não importa o quão ruim seja, eles já viram coisas piores.
“Odontologia, para mim, é como um problema de matemática. Adoro tentar juntar as peças do quebra-cabeça e tentar resolver os problemas dos pacientes que atendo”, disse o Dr. “Às vezes esses problemas são simples e às vezes são mais complexos. Mas desde que eu possa ajudar as pessoas com seus problemas, será um bom dia no escritório.”
Esteja preparado para agendar uma consulta de acompanhamento
Quando a consulta terminar e o higenista entregar seu fio dental grátis, espero que você esteja pensando: “Não foi tão ruim quanto eu esperava”, mas antes de dar tapinhas nas costas, há uma coisa que você ainda precisa fazer: Marque uma consulta de acompanhamento. Não espere para agendar para mais tarde. Faça isso aí mesmo.
Leave a Reply