Leia estas dicas de segurança antes de andar em sua nova bicicleta elétrica

bicicleta elétrica
bicicleta elétrica

Se você recebeu uma nova e-bike no Natal, aqui está tudo o que você precisa saber para se manter seguro e se divertir.

Estima-se que um milhão de e-bikes foram vendidas nos Estados Unidos em 2023 , e as férias sem dúvida trouxeram um exército de novos pilotos entusiasmados. Se for você, parabéns pelo seu novo passeio e hobby! Mas, por favor, leia isto antes de partir para o pôr do sol. As bicicletas elétricas são mais rápidas e pesadas que as bicicletas normais, o que as torna mais perigosas se você não souber o que está fazendo. As dicas a seguir diminuirão suas chances de quebrar o pescoço em seu novo passeio.

 Se você não ganhou uma e-bike este ano no Natal, mostre ao Papai Noel que você pode cuidar de si mesmo comprando uma dessas incríveis e-bikes.

Antes de fazer seu primeiro passeio

Leia o manual

Não faça seu primeiro cruzeiro pela vizinhança antes de ler o manual. A maioria dos controles da bicicleta elétrica são fáceis de entender, mas alguns têm peculiaridades incomuns, e é melhor aprender sobre eles antes de pegar a estrada. 

Usa um capacete

O benefício de usar capacete na prevenção de ferimentos graves na cabeça durante acidentes de bicicleta é óbvio, mas é ainda mais importante proteger seu cérebro se você estiver dirigindo um veículo motorizado desconhecido. Todos os capacetes não são iguais, portanto, certifique-se de que o seu seja sólido, confortável e devidamente ajustado. Embora qualquer capacete seja melhor do que nenhum capacete, a melhor solução é um capacete projetado para velocidades mais rápidas de e-bike.

Use os sapatos certos

Quando se trata de segurança, seus sapatos não são tão importantes quanto seu capacete, mas ainda assim são importantes. Você pode escolher um par de tênis com sola rígida feitos especificamente para andar de bicicleta, mas para passeios casuais, você pode usar um par de tênis, desde que eles se ajustem perfeitamente ao seu pé e não tenham nada que enrola nos pedais ou na corrente – observe os cadarços. Nunca ande descalço, de chinelos ou sandálias. Se você for mais sério, um bom par de tênis de mountain bike e alguns bons pedais manterão seus pés no lugar enquanto você pedala.

Use roupas de cores vivas

Use roupas de cores vivas para ficar o mais visível possível para motoristas e outros motociclistas. Certifique-se de que nada que você esteja usando possa ficar preso nos pedais ou na corrente. Shorts de bicicleta não são obrigatórios, mas ajudam muito a evitar dores na bunda.

Instale um espelho

Confesso que odeio espelhos de bicicleta, mas reconheço a sabedoria de não ter que tirar os olhos da estrada para olhar para trás. 

Verifique seu passeio

Antes de sair, verifique o seguinte em sua bicicleta: 

  1. Pressão dos pneus : Leia o manual para obter o PSI adequado e aumente-os. Uma bomba decente com manômetro é obrigatória.
  2. Estabilidade da bateria : Muitas bicicletas elétricas possuem baterias removíveis. Certifique-se de que eles estejam encaixados corretamente e encaixados no lugar.
  3. Porcas e parafusos : Antes de andar em uma bicicleta nova, verifique se tudo está bem fixado. Isto é especialmente importante se você a comprou em uma rede de lojas, onde provavelmente foi montada por alguém sem nenhum conhecimento especial sobre bicicletas – mas verifique mesmo se sua nova bicicleta veio de uma loja de bicicletas ou chegou pré-fabricada. Nunca se sabe. Certifique-se de que o guiador esteja firmemente no lugar, os rotores do freio estejam assentados corretamente, os pedais totalmente aparafusados ​​e o selim preso na altura correta. 
  4. Verifique os freios: role sua bicicleta para frente e aperte cada alavanca do freio para ter certeza de que estão no ponto certo. 
  5. Verifique a roda dianteira: a maioria das bicicletas tem rodas dianteiras facilmente removíveis – úteis, mas podem parecer boas à primeira vista, mesmo que não estejam assentadas corretamente. Então vá lá e faça uma inspeção minuciosa e certifique-se de que o espeto de liberação esteja apertado o suficiente enquanto você faz isso. 
  6. Teste de queda: se tudo parecer bem com seu novo passeio, faça mais um teste: levante-o cerca de quinze centímetros do chão e deixe-o cair. Não deve haver chocalhos ou estrondos alarmantes e nada deve se soltar. 

Visite sua loja de bicicletas local para uma inspeção

Se você tiver alguma dúvida sobre a montagem da sua nova bicicleta (ou sobre sua própria capacidade de saber se ela está montada corretamente), leve-a à loja de bicicletas local e peça para dar uma olhada. 

Encontre e use o limitador de velocidade

Geralmente não é anunciado, mas a maioria das e-bikes permite que os usuários alterem a velocidade máxima para definir seu próprio limite de velocidade. Até que você saiba o que está fazendo, faz sentido diminuir um pouco. A alteração do limite de velocidade em algumas bicicletas elétricas pode ser feita em 30 segundos usando um aplicativo para iPhone, mas para algumas bicicletas é uma operação bastante complexa, portanto, verifique o manual ou o site do fabricante para obter instruções.

Planeje sua rota

Antes de sair em sua primeira viagem, planeje para onde está indo. Mantenha-o em ciclovias ou estradas com poucos carros até saber o que está fazendo. Não seja como eu no meu primeiro passeio de bicicleta elétrica e acabe tendo que virar à esquerda em um cruzamento movimentado de cinco vias em Los Angeles em uma bicicleta que eu mal conseguia controlar. Além disso: faça um percurso mais longo do que você acha que precisa: andar de bicicleta elétrica é uma diversão estúpida e você provavelmente acabará indo mais longe do que planejou. 

Dicas para se manter seguro em seu primeiro passeio de bicicleta elétrica

Agora que você fez sua inspeção pré-viagem e planejou uma rota, aqui estão algumas coisas na estrada que você deve ter em mente.

Pratique em um estacionamento

Antes de pegar a estrada ou a ciclovia em seu primeiro passeio de bicicleta elétrica, pratique em um estacionamento vazio ou em outro local aberto e tranquilo. Demora um pouco para se acostumar a andar de bicicleta motorizada, então comece sem obstáculos, faça algumas curvas, teste os freios e brinque até se sentir pronto para pegar uma ciclovia.

Empurre-o sem energia

Sempre que ando em uma bicicleta nova, pedalo um pouco sem ajuda para sentir o peso e o manuseio sem o torque adicional. Em seguida, passo gradualmente pelos níveis de assistência e marchas para ter uma ideia de como será o desempenho na estrada.

Respeite o acelerador

Se a sua nova e-bike vier com acelerador, não a use até se sentir confortável com o pedal assistido. E quando você fizer isso, vá gradualmente. Os aceleradores podem fornecer um “choque” de potência que pode ser alarmante e resultar em um acidente. 

Comece devagar

Quando estiver na ciclovia, comece devagar; só aumente sua velocidade quando estiver confiante e confortável. Parte do que torna as e-bikes excepcionalmente perigosas é que os ciclistas não precisam “ganhar” sua velocidade. Se você está se movendo a 45 km / h em uma bicicleta normal, é porque você andou muito e se controlou com sucesso primeiro em velocidades mais baixas (ou tomou uma decisão errada no topo de uma colina). As bicicletas elétricas não têm essa curva de aprendizado. Uma e-bike classe 3 pode atingir 45 km/h sem muito esforço, e um ciclista não treinado indo a quase 48 km/h sem o devido respeito por sua velocidade é uma receita para o desastre.

Cuidado com o seu peso

As bicicletas elétricas são muito mais pesadas que as bicicletas analógicas. Isto não só torna a montagem e desmontagem mais difícil, como também aumenta o impulso e altera a forma como se comportam. Esteja ciente disso e não corra riscos nem tente andar em sua bicicleta nova e pesada como uma bicicleta de estrada italiana. 

Cuidado com os freios

Como as bicicletas elétricas são mais pesadas e rápidas que as bicicletas analógicas, quase todas elas exigem freios a disco. Eles são muito superiores aos freios de pinça ou de contrapedal das bicicletas mais antigas, mas demoram um pouco para se acostumar. Lembre-se de frear mais cedo do que faria em uma bicicleta não elétrica para compensar o tempo de parada mais longo.

Fique longe das calçadas

A maioria dos novos motociclistas desconfia de andar na rua – afinal, é onde estão os carros – mas andar na calçada é quase sempre a opção mais perigosa, embora possa parecer mais segura. As calçadas são estreitas e cheias de obstáculos. É mais provável que sejam irregulares, não há um padrão de tráfego definido e ninguém espera que você esteja lá. As ruas, por outro lado, têm regras. Há carros lá, claro, mas se os motociclistas e motoristas seguirem as regras, ninguém precisa se machucar.

Conheça as leis locais sobre bicicletas

Se você for andar em ruas com trânsito, revise as leis e regras locais relacionadas ao ciclismo. Na maioria dos lugares, as e-bikes seguem as mesmas regras das bicicletas a pedal, mas não em todos os lugares.