Se a terapia for muito cara, tente intervenções de sessão única

terapia
terapia

A terapia não precisa ser um compromisso de longo prazo para ser útil.

Quando você ouve a palavra “terapia”, o que você imagina? Sessões semanais de uma hora com alguém que faz anotações e sugestões ocasionais, para que ao longo de meses ou anos você comece a resolver sua saúde mental? Embora seja assim que tradicionalmente abordamos os cuidados de saúde mental, não precisa ser a única maneira, de acordo com a professora de psicologia clínica e terapeuta Dra. Jessica Schleider.

Os cuidados de saúde mental tradicionais são um investimento de longo prazo ao qual muitas pessoas não têm acesso. A investigação de Schleider indica que as finanças, as longas listas de espera e o estigma são algumas das barreiras mais comuns ao acesso aos cuidados de saúde mental tradicionais. Em seu novo livro Pequenos Tratamentos, Grandes Efeitos , ela escreve sobre como as “intervenções de sessão única” podem ser eficazes quando são intencionais.

O que é intervenção em sessão única?

Schleider define intervenções de sessão única (SSIs) como “programas específicos e estruturados que envolvem intencionalmente apenas uma visita ou encontro com uma clínica, provedor ou programa”, que inclui atividades digitais e autoadministradas. Pense nas intervenções de sessão única como uma espécie de atendimento urgente de saúde mental ou primeiros socorros, destinadas a resolver o seu problema no momento e mandá-lo embora. 

“Intervenções de saúde mental breves e de sessão única são apoiadas por décadas de pesquisa e prática internacional , incluindo o trabalho do meu próprio laboratório”, escreveu Schleider em seu livro. “Essas intervenções são intencionalmente curtas, projetadas para caber em um encontro terapêutico; isto é, eles reconhecem a dupla realidade de que qualquer experiência terapêutica pode muito bem ser a última de alguém e que, de qualquer maneira, pode ser genuinamente útil”.

As intervenções de sessão única podem parecer uma sessão de terapia com um profissional licenciado, contato com um especialista de apoio de pares ou uma atividade autoguiada on-line.

 Independentemente do seu formato, todos os SSI visam incutir um ‘contexto de competência’ no destinatário – a ideia de que  possuem as ferramentas, os pontos fortes e as capacidades necessárias para provocar mudanças significativas nas suas vidas – ao mesmo tempo que instilam a crença de que isso é possível dar um passo em direção a uma mudança significativa a qualquer momento, por mais breve que seja”, disse Schleider. “Esse enquadramento ajuda a otimizar a prontidão e a capacidade das pessoas de aproveitar ao máximo o que aprendem nos próximos 10 a 90 minutos.”

Numa emergência de saúde mental em que alguém corre o risco de prejudicar a si mesmo ou a outras pessoas, você pode ligar para uma linha direta de crise, mas isso é diferente dos SSIs, explica Schleider.

 O cuidado em situações de crise centra-se na desescalada emocional e na garantia da segurança física, enquanto as SSI têm potencial para ajudar as pessoas a resolver problemas muito variados, desde problemas de relacionamento, mau humor e ansiedade em relação à escola ou ao trabalho. Os SSIs ajudam as pessoas a identificar o ‘melhor próximo passo’ em direção a um futuro que é importante para elas, independentemente do seu ponto de partida emocional”, disse Schleider.

Momentos em que uma intervenção de sessão única pode ser útil

Francamente, qualquer pessoa pode utilizar o apoio à saúde mental, e isso se estende aos SSIs. Schleider disse que as SSIs foram testadas em pessoas que sofrem de ansiedade e depressão , mas também há evidências de que podem ser úteis para estresse traumático, pensamentos suicidas e distúrbios alimentares . 

“Curiosamente, os impactos das ISC não parecem diferir de acordo com a gravidade da dificuldade de saúde mental que você enfrenta; isto é, um SSI promete ajudar, quer você tenha lutado muito durante anos ou moderadamente por apenas algumas semanas”, disse Schleider. “Isso provavelmente ocorre porque, independentemente da sua ‘linha de base’ emocional, todos podem dar um passo pequeno, mas significativo, em uma direção que é importante para eles. As coisas que os SSI são mais úteis para mudar – como um sentimento de esperança, autoconfiança ou motivação para dar passos em frente – podem ajudar as pessoas a lidar com uma ampla variedade de circunstâncias.”

Em outras palavras, não importa o tipo de problema de saúde mental que você enfrente, uma dose de terapia ou atividade terapêutica pode prepará-lo para dar o próximo passo para se sentir melhor.

Como acessar suporte único de saúde mental

Neste momento, nos Estados Unidos, procurar cuidados de saúde mental pode prejudicar as suas finanças, o seu tempo e, ironicamente, a sua saúde mental. Quando chegar ao ponto em que você está pronto para iniciar a terapia, provavelmente esperará um pouco por uma consulta e deverá continuar com muitas sessões.

“Infelizmente, neste momento não existem muitas opções para as pessoas procurarem intervenções presenciais de sessão única – pelo menos não nos Estados Unidos”, disse Schleider. “Espero que o meu livro possa ajudar a desencadear mudanças nesse departamento, mas os modelos de formação para terapeutas terão de mudar para que a disponibilidade do SSI melhore a longo prazo.”

Existem, no entanto, recursos online que você pode acessar para uma experiência de intervenção autoguiada em sessão única:

  • Projeto YES (Empoderamento e Apoio à Juventude): Projetado para a pesquisa de Schleider com adolescentes, mas útil para qualquer pessoa. Escolha entre quatro atividades on-line para lidar com emoções difíceis, incluindo uma (auto)consulta de sessão única.
  • Projeto EMPOWER : Para quem trabalha ou cuida de crianças, esta atividade online ajuda a ensinar habilidades para desenvolver coragem e reduzir a ansiedade em crianças e pré-adolescentes. (Mas, novamente, pode ser útil para qualquer pessoa que enfrente ansiedade.)
  • Mais recursos para terapeutas que desejam oferecer intervenções em sessão única.

Além disso, existem muitas outras maneiras de trabalhar sua própria saúde mental fora de uma sessão de terapia, como aprender técnicas auto-calmantes e outras práticas de saúde mental apoiadas por evidências .Se você quiser aproveitar o crescimento e o alívio que pode experimentar como resultado de uma única sessão de terapia, diga aos terapeutas em potencial que gostaria de tentar uma “terapia de sessão única focada na solução”. Embora possa não ser amplamente praticado atualmente, quanto mais pessoas o solicitarem, mais os médicos poderão trabalhar para acomodá-los. E embora os terapeutas possam estar habituados a abordar a terapia como um processo de longo prazo, devem estar familiarizados com a prestação de cuidados que sejam úteis a pessoas que só podem ter acesso à terapia uma vez.