Os filtros de água domésticos já percorreram um longo caminho desde os jarros básicos, que são principalmente bons para melhorar o sabor. Existem sistemas de filtro de água projetados para remover bactérias, vírus e contaminantes químicos, como chumbo, da água. Embora nem todo mundo precise de um desses filtros, eles podem ser úteis se você mora em uma área com níveis mais altos de chumbo na água potável, se você é imunocomprometido e está particularmente preocupado com infecções ou se tiver um poço.
A EPA reconhece três organizações de classificação para efeitos de determinação da eficácia de um filtro de água potável. Estes incluem a National Sanitation Foundation/American National Standards Institute (NSF/ANSI), a Water Quality Association e Underwriters Laboratories. Quando você procura um filtro que foi testado e verificado como eficaz para o que afirma fazer, essas são as classificações que você deve observar.
Filtro que reduz o lead
De acordo com a EPA , os filtros que reduzem o chumbo incluem filtros de osmose reversa, filtros de destilação e alguns tipos de filtros de carbono. Se você testou sua água e ela apresenta níveis de chumbo acima de 0,10 PPB, você deve tomar precauções, especialmente durante a gravidez e se crianças pequenas beberem a água. Você pode optar por instalar um filtro de osmose reversa no ponto de uso que se conecta ao encanamento e filtrará a água que vai para a torneira, ou pode escolher um modelo de bancada que não requer instalação. Você deve procurar uma classificação NSF/ANSI de 58 para ter certeza de que está obtendo um produto seguro. Você também pode optar por usar um destilador para tratar a água, embora possa ter um sabor insípido porque a destilação também removerá os minerais naturais. Um bom destilador terá uma classificação NSF/ANSI de 62. Alguns filtros de carbono podem reduzir o chumbo, mas você deve procurar uma classificação NSF/ANSI de 53 para um produto que seja eficaz.
Filtros que matam germes
A osmose reversa e a destilação também funcionam para reduzir bactérias e vírus da sua água, portanto, se você tiver várias preocupações com a segurança da água, esta pode ser a melhor opção. Se a sua água não contém chumbo, mas você está preocupado com bactérias ou vírus devido a um sistema imunológico comprometido, os filtros de luz ultravioleta também são uma opção. Esses filtros de água usam luz para matar bactérias e vírus na água. Procure uma classificação NSF/ANSI de 55 para garantir que seu filtro UV ou LED atenda aos padrões de segurança. É importante observar que a melhor maneira de prevenir a infecção por Cryptosporidium pela água potável é fervê-la.
Filtros que tratarão água dura
A água dura é um problema em algumas áreas onde o conteúdo mineral do abastecimento de água local pode causar acúmulo em canos, eletrodomésticos e acessórios. Esses filtros não se destinam a melhorar a segurança da água, mas podem prolongar a vida útil de seus encanamentos e acessórios. Esses sistemas geralmente são instalados como acessórios para toda a casa para proteger todos os encanamentos e acessórios de sua casa de uma só vez, por isso é melhor consultar um profissional antes de decidir que tipo de filtro você precisa.
Filtros que vão melhorar o sabor
Para melhorar o sabor, a maioria dos filtros simplesmente desliza para a torneira ou você pode encontrar uma versão em jarro . Esses filtros geralmente usam carbono para remover cloro ou cloramina da água e têm uma classificação NSF / ANSI de 42. Esses filtros não reivindicam a segurança da sua água, mas se você mora em uma área que tem sabor de cloro na água , eles podem definitivamente melhorar o sabor.
Leave a Reply